segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Relatório de Observação

Tema/Teoria: Reprodução sexuada nas plantas-plantas angiospérmicas.

Resumo: As plantas angiospérmicas realizam reprodução sexuada isto implica a fusão de gâmetas. São estas plantas que possuem flor e que consequentemente fazem uma polinização entomófila, a semente é protegida por um pericárpio. O que faz com que se tornem mais adaptadas ao meio terrestre e à dissemição.

Estas plantas subdividem-se pelas monocotiledónia e dicotiledónia. Nas monocotiledónias, a raiz é fasciculada, possuindo assim um elevado número de feixes ordenados. Nas dicotiledónias , a raiz é aprumada tendo assim o número reduzido de feixes, dispostos em estrela. A presença de flores é um dos factores que aumenta a probabilidade de reprodução sexuada, sendo esta (flor) o centro reprodutor.

O pólen abandona a antera, dirigindo-se até ao estigma, onde são formados os tubos polínicos. O pólen aí empregue (nos tubos polínicos), desce pelo estilete até atingir os ovários, local onde ocorre a fecundação e se dá a formação das sementes. Ao longo do tempo, esta semente vai aumentando de tamanho e amadurecendo, o que faz com que se dê a formação do fruto.

Palavras-chave: Angiospérmicas; Estames; Carpelos; Sementes; Ovários; Fruto; Pólen; Pericarpo; Monocotiledónia; Dicotiledónia.

Observações/Resultados:

Maçã







Feijão


Discussão de resultados: O objectivo desta experiência era verificar ao pormenor os diferentes órgãos das angiospérmicas, para tal utilizamos a maçã e o feijão.
As angiospérmicas possuem um ciclo haplodiplonte.
Nesta experiência observou-se na maçã alguns órgãos sexuais tais como os ovários; o estigma; estilete; as diferentes paredes (interior e exterior);as sementes e a matéria orgânica. No feijão, podemos observar o embrião bem diferenciado do cotiledone, e podemos reparar que o feijão é dicotelidone pois divide-se em duas partes iguais.
Referencias: livro "Terra, universo de vida" 11º ano da Porto Editora

1 comentário:

  1. O vosso relatório poderia estar melhor.
    Na teoria falta referir os frutos e sementes. No resumo faz falta referir a função do fruto e da semente (na generalidade). Falta a legenda nas observações. A vossa discussão não está relacionada com o trabalho realizado. Alguns erros científicos (ver resumo).

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