sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Relatório de Observação

Tema/teoria: reprodução nos seres vivos- reprodução assexuada e sexuada

Resumo:A reprodução é o conjunto de processos pelos quais os seres vivos, originam novos indidviduos identicos a si próprios, permitindo assim a continuidade da espécie.A reprodução assexuada forma-se novos individuos, apartir de um progenitor, sem ocorrer fecundação. A reprodução sexuada os novos progenitores formam-se apartir da ocorrencia de fecundação.

Palavras-chave: reprodução, multiplicação vegetativa, ovo, gâmeta, fecundação, espécie, DNA, divisão celular, cromossomas e hereditariedade.

Observações/resultados:

Hidra


Espirogira










Amiba









Penicillium











Bactérias





Paramécias








Discussão de resultados: Nesta experiência o objectivo era observação microscópica de reprodução, mas não foi possivel essa observação.
As espécies observadas foram: Amiba, Espirogira, Hidra e Penicilina, também observou-se espécies de protózoarios como: paramécias e volvox.
Agora, vai ser descrita cada reprodução de cada espécie:
O tipo de reprodução da Amiba é a reprodução assexuada através da bipartição ou fissão binária, em que a célula-mãe divide-se originando duas células-filhas,com o mesmo genoma do seu progenitor.
A reprodução das espirogiras pode ser através de reprodução assexuada e sexuada. dependendo das condições do meio. No caso de ser sexuada dá-se a sua fragmentação seguida por mitoses sucessivas, isto só acontece se as condições forem favoráveis.Se a reprodução for sexuada os filamentos alinham-se e fundem-se um no outro formando um canal de conjugação por onde passa a célula masculina, que de seuida se vai fundir com a célula feminina formando o zigoto, a reprodução sexuada só acontece quando as condições do meio não são favoraveis.
A Hidra é também um animal que se pode reproduzir quer por assexuada e sexuada.A reprodução sexuada acontece quando a Hidra macho larga os espermatozóides na àgua,e estes se deslocam até á Hidra femea havendo assim a fecundação.A Hidra reproduz-se assexuadamente quando apartir de gemulação ou brotamento, nasce um brotinho em que este se larga da hidra-mãe e se vai crescendo independentemente.
A Penicillium reproduz-se assexuadamente através da esporulação, em que através de esporos ou conidiósporos, cada um desles origina um novo individuo.
As Paramécias são um género de protózoários, a reprodução das paramécias pode ser sexuada ou assexuada. Quando a repródução é assexuada dá-se apartir da bipartição das células. por outro lado se for sexuada é através de mitoses sucessivas.
O volvoz é um género de algas verdes, podendo originar novos seres apartir de reprodução sexuada e assexuada. A reprodução assexuada dá-se por gonídeos.Ao invés que a reprodução sexuada dá-se por oogamia.

Bibliografia:wikipédia.com
Imagens tiradas em laboratório pelos alunos.

2 comentários:

  1. O vosso relatório não está satisfatório. A teoria e o resumo estão bem (no resumo falta referir a mitose e meiose; na frase “…sexuada os novos progenitores formam-se…” deveriam querer dizer “…sexuada os descendentes formam-se…”. Nas palavras-chave não aceitei “multiplicação vegetativa”, “gâmeta”, “DNA”, “divisão celular”, “cromossomas” e “hereditariedade”, uma vez que nunca utilizaram estes termos no vosso trabalho. Nas observações faltam imagens (blepharisma e volvox) e não fizeram legendas. Na discussão não referiram as vantagens e desvantagens dos dois tipos de reprodução e poderiam ter explorado mais as características de cada um dos seres vivos.

    ResponderEliminar
  2. O vosso blogue está satisfatório. Chamo a vossa atenção para os seguintes pontos: - Os objectivos e o “quem somos” deveriam estar separados; - O layout do vosso blogue está muito pesado e desequilibrado. A imagem inicial é muito grande e desproporcionada; - As referências bibliográficas estão incompletas ou são inexistentes (ver terceira postagem); - Os conteúdos podem estar muito melhor.

    ResponderEliminar